Menu
 
Como contratar um Ghost Writer?

O primeiro passo é procurar um escritor fantasma bom mesmo, e não um "picareta" qualquer que "escreva bonito"...

É geralmente por e-mail que o cliente interessado toma o primeiro contato com o ghost-writer e lhe expõe sumariamente o que deseja e pretende.

Todo o relacionamento do ghost writer com o cliente é confidencial, protegido por rigoroso sigilo profissional. A ética profissional desde o começo, e o contrato assinado, mais tarde, impedem o escritor fantasma de dar qualquer forma de divulgação a essas tratativas.

O ghost-writer responderá por e-mail (ou por telefone, caso a pessoa prefira um entendimento verbal) se tem ou não condições de atender ao pedido, e já poderá dizer qual o custo aproximado do serviço.

Às vezes, conforme o caso, o primeiro contato não é suficiente para o estabelecimento de um orçamento exato -- pois somente depois de corretamente avaliado o tempo que o trabalho tomará (com entrevistas, possíveis viagens, transcrição de fitas gravadas, pesquisas em bibliotecas ou arquivos, eventual tradução de documentos em idioma estrangeiro), é que o profissional terá condições de ajustar o valor de seu serviço.

Para trabalhos maiores, de mais fôlego e que envolvam maior responsabilidade de parte a parte, o ideal é que haja um encontro, para que o ghost writer e o interessado se conheçam e adquiram mútua confiança e espírito de colaboração. Mas se o cliente preferir, os contatos poderão prosseguir por e-mail ou por telefone.

Caso seja acertada informalmente a contratação dos serviços do escritor fantasma, este último enviará ao cliente um contrato a ser assinado por ambos, no qual será bem especificado o trabalho a ser feito, os prazos para sua entrega, o preço e as condições do pagamento.

Esse contrato tem como finalidade assegurar ao cliente o sigilo de todo o procedimento e também lhe garantir que, uma vez concluído e pago o trabalho, os direitos autorais sobre ele serão exclusivamente seus, nada mais podendo pretender ou reclamar o ghost writer que o redigiu.

Normalmente, em caso de projetos maiores, o pagamento é feito metade no ato da contratação, e metade no momento da entrega final do trabalho. Conforme o valor e o prazo estabelecido, o pagamento poderá ser eventualmente parcelado em três ou mais vezes.

A formalidade do contrato pode ser dispensada se se tratar de tarefas menores e mais rápidas -- a redação de uma carta, de um discurso, de um simples relatório ou artigo -- se ambas as partes estiverem de acordo. Nesse caso, o pagamento será efetuado na sua totalidade, após o que o ghost-writer enviará o texto por e-mail ou correio.

Se se tratar de um livro, a contratação dos serviços do escritor fantasma poderá abranger não só a sua redação, mas também o acompanhamento de tudo até a publicação final, envolvendo contatos e consultoria sobre editores, gráficos, artistas gráficos, malas-diretas de propaganda etc.

Em resumo, se você não tem tempo nem paciência para os mil pequenos cuidados e providências que cercam a edição do seu livro, pode contratar os serviços de um bom ghost writer, para assessorá-lo em todas as etapas do processo.

Seu trabalho se limitará a assinar o contrato e fazer os pagamentos do trabalho da forma combinada. E você receberá em sua casa, no prazo determinado, os exemplares prontinhos, com seu nome e sua fotografia, copyright em seu nome, etc.

Só lhe restará a tarefa de providenciar a festa do lançamento  e o envio de exemplares autografados para os amigos e parentes, para a biblioteca da sua cidade, para sua antiga professorinha ou para a escola em que estudou. Essa última (e mais agradável) parte, o ghost writer não poderá fazer por você...

Note que, desde o momento em que você pagou a última parcela do trabalho, a obra lhe pertencerá integralmente. Os direitos autorais serão seus, exclusivamente seus. O fantasma que ajudou você a escrever o seu livro desaparecerá para sempre... e nunca ninguém saberá que ele teve qualquer participação na sua obra!

O sucesso, a fama, a glória literária, o prestígio de autor, tudo isso será seu, exclusivamente seu.

Mas, você deve estar agora se perguntando, qual será o preço disso tudo?

Sai muito caro o serviço de um ghost writer?